Current Status
Não Inscrito
Price
Gratuito
Get Started

Diálogo com André Barata em torno do livro “E se parássemos de sobreviver?”.

Encomende este livro na Livraria Flâneur (use o código Academia2020 e não pague portes de envio)

 

Inscreva-se para assistir a este diálogo no Youtube.

 

Primeiro capítulo do livro em “Conteúdo do Curso”

Sobre André Barata

Nasceu em Faro em 1972, pai de três filhos. Fez toda a sua formação na Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Filosofia Contemporânea. É professor associado na Universidade da Beira Interior, onde dirige o doutoramento em Filosofia e coordena a Unidade de Investigação Praxis – Filosofia, Política e Cultura. Os seus interesses académicos circulam pela filosofia social e política, o pensamento existencial e a psicologia fenomenológica.

Tem livros de ensaio, como Metáforas da Consciência – Da ontologia especular de Jean-Paul Sartre a uma metafísica da ressonância (Campo das Letras, 2000); Mente e Consciência (Phainomenon, 2009), conjunto de ensaios sobre filosofia da mente e fenomenologia; Primeiras Vontades – sobre a liberdade política em tempos árduos (Documenta, 2012);  E se parássemos de sobreviver – Pequeno livro para pensar e agir contra a ditadura do tempo (Documenta, 2018) e O desligamento do mundo e a questão do humano (Documenta, 2020).

Também co-organizou vários volumes, entre os quais Representações da Portugalidade (Com António Santos Pereira e José Ricardo Carvalheiro, Caminho, 2011); Estado Social: De Todos para Todos (Com Renato Carmo, Tinta da China, 2014).

Civicamente, participou da criação do Manifesto para uma Esquerda Livre, esteve na fundação do partido político Livre e integrou a coordenação do Congresso Democrático das Alternativas. Assina regularmente no Jornal Económico a coluna “Pensar devagar”.

Mais sobre André Barata aqui 

 

 

Conteúdo do Curso