Current Status
Não Inscrito
Price
15€
Get Started

Ciclo de 3 Diálogos sobre as “Meditações” de Descartes.

Inscreva-se e assista à gravação destes 3 Diálogos.

Apresentação

Neste ciclo de 3 diálogos pretendemos conhecer e dialogar sobre as ideias fundamentais do pensamento de Descartes seguindo o argumento de uma das suas principais obras, as “Meditações”.

1ª Sessão – Dúvida Metódica

Começaremos na primeira sessão por compreender e pensar sobre a sua proposta de “dúvida radical”, um exercício onde Descartes levou o desafio céptico ao extremo. Aqui seremos acolitados pelo seu “génio maligno”, uma das mais brilhantes e influentes experiências mentais da história da filosofia.

2ª Sessão – Penso, Logo Existo

Depois iremos seguir e desafiar o argumento que, para muitos autores, inaugurou a idade moderna em Filosofia. Na segunda sessão iremos cogitar sobre o “cogito ergo sum” cartesiano, o famoso “Penso, logo Existo”.

3ª Sessão – Deus

O nosso último diálogo está reservado para a análise das 3ª e 5ª Meditações onde Descartes apresenta dois poderosos argumentos a favor da existência de Deus

Estes “Diálogos Cartesianos” na Academia do Diálogo serão a oportunidade ideal para quem quiser aprofundar o pensamento deste autor central na tradição filosófica ocidental.

Inscreva-se para aceder às gravações destes Diálogos no Youtube assim como a todo o material preparatório (Power Points das sessões, artigos, livros, vídeos e podcasts originais feitos pela Academia do Diálogo.

 

Professor

Tomás Magalhães Carneiro, nasceu em Évora em 1977 mas vive no Porto desde 1978. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é professor de Filosofia com Crianças, formador nas áreas do Pensamento Crítico e do Diálogo em Aula e é um dos fundadores do Clube Filosófico do Porto onde modera sessões de Café Filosófico e outros eventos dedicados à divulgação da Filosofia na Cidade. Na Academia do Diálogo lecciona os cursos de “Pensamento Crítico e Argumentação”, de “Filosofia com Crianças” e é moderador de vários diálogos filosóficos.