Cinismo
Dizem que os cínicos viviam como cães (do grego kynicos, igual a um cão), sem consideração pelas convenções sociais, sem apego aos bens materiais. Os cínicos incomodavam apenas pelas sua presença. Mas que filosofia é esta que mais que uma teoria ou um conjunto de ideias nos propõe, antes, uma forma de vida e uma prática. Fabianos Torres falou-nos do cinismo clássico e das derivações actuais da palavra cinismo, da inspiração cínica na sua prática enquanto professor do ensino médio, investigador de filosofia na cidade e professor Universitário, de como a performance pode ter um lugar em sala de aula e como a atitude cínica encontra formas de se manifestar nos dias de hoje, sobretudo entre as gerações mais novas que vivem nos subúrbios das grandes cidades.
Assista a este excelente diálogo sobre cinismo com o nosso amigo Fabiano Torres, professor na Universidade Federal do ABC, em São Paulo, Brasil.
Acesso Livre. Inscreva-se para assistir.
Fabiano Torres é professor na Universidade Federal do ABC e é doutor em Filosofia com a tese Travessias do Beco: A educação pelas quebradas (subúrbios). Tem uma ideia do que é a Filosofia e do que deve ser o seu ensino muito particular e desafiante. Será um prazer tê-lo connosco na Academia do Diálogo para falar, entre outras coisas, sobre cinismo.