Current Status
Not Enrolled
Price
Free
Get Started

13 de Fevereiro de 2021

Todos os meses um diálogo em torno de um dos livros da coleção Filosofia Aberta da Gradiva. Um espaço com a curadoria de Aires Almeida, editor desta coleção.  Este mês “As Razões do Amor” de Harry G. Frankfurt.

Wook.pt - As Razões do Amor
Será o amor moralmente relevante? Estará o amor acima da moral ou deverá a moral prevalecer sobre o amor? Que relação existe entre amor e razão? Será o amor irracional? Que relação há entre o amor que temos por algo e o seu valor? Será que algo adquire valor para nós porque o amamos ou, pelo contrário, amamo-lo porque tem valor para nós? Há diferentes tipos de amor? É necessariamente egoísta aquele que ama a si próprio? Estas são apenas algumas das questões que Frankfurt procura esclarecer neste livro e às quais procura dar respostas originais e fundamentadas, articulando de forma iluminante o amor, a moral, a razão e o sentido da vida. Diferentemente de outros filósofos que – de Platão a Espinosa e Schopenhauer – se debruçaram sobre a natureza e função do amor nas nossas vidas.

Frankfurt oferece-nos uma perspectiva naturalista que destaca a importância central do amor na estrutura mais profunda da nossa psicologia moral. Assim, Frankfurt defende que a moral não é a nossa única fonte de normatividade, nem sequer a principal, cabendo essa função precisamente ao amor. E defende ainda que a forma mais pura de amor é o amor por si próprio. Como é seu timbre, Frankfurt volta a desafiar algumas das nossas ideias e crenças básicas, convidando-nos a pensar de forma mais clara e profunda.

Inscreva-se para assistir a este Diálogo.

Encomende este livro na Livraria Flâneur sem pagar portes de envio usando o código que pode encontrar na sua Conta na Academia do Diálogo