Current Status
Não Inscrito
Price
120€
Get Started

Curso: “Uma viagem pela Filosofia Contemporânea”

2, 6, 9, 13, 20, 23 de Março, 3 e 6 de Abril (21h00 – 22h30)

Introdução a quatro filósofos fundamentais para compreender o pensamento contemporâneo.

  • 4 aulas teóricas (seminários) e 4 aulas práticas (diálogo)
  • Metodologia Socrática – diálogos entre os participantes sobre as ideias abordadas nas sessões teóricas.
  • Livros, artigos, sites e vídeos recomendados
  • Podcasts originais
  • Todas as sessões ficam gravadas para que as possa ver ao seu próprio ritmo.
  • Curso para amadores – para participar não necessita de qualquer conhecimento de história da Filosofia. Todas as sessões serão adaptadas e acessíveis a todos os interessados.
  • 100% on-line (via ZOOM. Link acessível após inscrição)
  • Certificado no final  (Atençãotrata-se de um certificado informal que não é reconhecido legalmente por qualquer entidade certificada. Serve apenas para registo pessoal de participação nas atividades da Academia do Diálogo

     

Apresentação

Neste curso iremos conhecer o pensamento de 4 filósofos fundamentais para compreender a atualidade. Começaremos com  dois autores clássicos que nos irão estabelecer as bases fundamentais deste curso: Kant e Wittgenstein.

Primeira Paragem -Estação Comboios de Conisberga, Prússia.

A nossa viagem começa em Conisberga, na Prússia, com Imannuel Kant, um autor essencial para compreendermos as preocupações e os métodos da Filosofia Contemporânea. O Tiago Sousa (Universidade do Minho) vai-nos mostrar como, ainda no século XVIII Kant apresentou o “plano de trabalhos” que iria orientar as preocupações dos filósofos até aos dias de hoje, da Epistemologia à Ética passando pela Estética e pela Filosofia da Mente.

Segunda Paragem – Estação de Comboios de Viena, Áustria.

Em seguida iremos até Viena de Áustria onde, com o Tomás Magalhães Carneiro (Academia do Diálogo) encontraremos Ludwig Wittgenstein, possivelmente o mais influente filósofo do século XX e cuja principal preocupação foi a de compreender as relações entre a linguagem o pensamento e o mundo. Procuraremos também perceber de que forma a sua ligação a esta sua cidade influenciou as suas preocupações filosóficas.

Nas duas últimas sessões iremos passear entre Oxford e Cambridge onde encontraremos dois dos mais importantes filósofos dos séculos XX e XXI, Derek Parfit e Bernard Williams.

Terceira Paragem – Estação de Comboios de Oxford

O Pedro Galvão (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) fará uma introdução às perspectivas de Derek Parfit sobre a identidade pessoal, a chamada “ética populacional” e a objectividade da própria ética.

Quarta ParagemEstação de Comboios de Cambridge
Para finalizar esta nossa viagem a Susana Cadilha (Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa) irá olhar para a obra de Bernard Williams nas suas múltiplas vertentes, com especial destaque para a nova forma de compreender a filosofia moral: a sua oposição às várias tentativas de sistematização da ética, a sua crítica ao utilitarismo e outras formas de reducionismo, o papel dos conceitos espessos e a importância do ponto de vista da filosofia antiga.

Entre cada estação, alguns dias após cada seminário, iremos parar em vários apeadeiros para realizarmos um diálogo socrático sobre o que nos foi apresentado.

Assim ao longo de 8 sessões (4 teóricas e 4 práticas) seremos apresentados a algumas das suas ideias mais importantes (teoria) que depois serão aprofundadas e exploradas em diálogos socráticos entre os participantes (prática).

Esta será uma oportunidade única de conhecer algumas das ideias mais desafiantes da história da filosofia contemporânea e de treinar o pensamento crítico e a argumentação envolvendo-se de forma imersiva e direta nos problemas levantados por estes pensadores.

2 de março – Seminário Immanuel Kant, com Tiago Sousa (teórico)

6 de março – Diálogo Immanuel Kant (prático)

9 de março – Seminário  Ludwig Wittgenstein, com Tomás Magalhães Carneiro (21h – 22h30)

13 de março – Diálogo Ludwig Wittgenstein (21h – 22h30)

20 de Março – Seminário Derek Parfit, com Pedro Galvão (21h – 22h30)

23 de Março – Diálogo Derek Parfit (21h – 22h30)

3 de Abril – Seminário Bernard Williams, com Susana Cadilha (21h – 22h30)

6 de Abril – Diálogo Bernard Williams (21h – 22h30)

 

Junte-se a nós nesta viagem. 25% de desconto para inscrições durante o mês de Janeiro usando o código “kwpw”.

 

 

 

Livro recomendado: Uma Leitura  da Filosofia Contemporânea, Sofia Miguens (ed.70)

Compre este livro na Amazon e ajude o nosso projeto.