“Uma viagem pela Filosofia Contemporânea”: uma forma diferente de aprender
Conheça o pensamento de 4 Filósofos Contemporâneos fundamentais de uma forma envolvente e ao seu próprio ritmo.
+ de 15 horas de sessões teóricas e práticas (diálogos socráticos entre os participantes) permitem-lhe ir conhecendo e aprofundando as ideias fundamentais destes 4 pensadores.
Com a ajuda de especialistas e do método socrático de investigação próprio da Academia do Diálogo fique a conhecer as ideias de:
Immanuel Kant
Ludwig Wittgenstein
Derek Parfit
Bernard Williams
Apresentação
Após uma apresentação geral à Filosofia Contemporânea pela professora Sofia Miguens curso iremos conhecer o pensamento de 4 filósofos fundamentais para compreender a atualidade. Começaremos com dois autores clássicos que nos irão estabelecer as bases fundamentais deste curso: Kant e Wittgenstein.
Partida – Uma Leitura da Filosofia Contemporânea, Sofia Miguens
Primeira Paragem -Estação Comboios de Conisberga, Prússia.
A nossa viagem começa em Conisberga, na Prússia, com Imannuel Kant, um autor essencial para compreendermos as preocupações e os métodos da Filosofia Contemporânea. O Tiago Sousa (Universidade do Minho) vai-nos mostrar como, ainda no século XVIII Kant apresentou o “plano de trabalhos” que iria orientar as preocupações dos filósofos até aos dias de hoje, da Epistemologia à Ética passando pela Estética e pela Filosofia da Mente.
Segunda Paragem – Estação de Comboios de Viena, Áustria.
Em seguida iremos até Viena de Áustria onde, com o Tomás Magalhães Carneiro (Academia do Diálogo) encontraremos Ludwig Wittgenstein, possivelmente o mais influente filósofo do século XX e cuja principal preocupação foi a de compreender as relações entre a linguagem o pensamento e o mundo. Procuraremos também perceber de que forma a sua ligação a esta sua cidade influenciou as suas preocupações filosóficas.
Nas duas últimas sessões iremos passear entre Oxford e Cambridge onde encontraremos dois dos mais importantes filósofos dos séculos XX e XXI, Derek Parfit e Bernard Williams.
Terceira Paragem – Estação de Comboios de Oxford
O Pedro Galvão (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) fará uma introdução às perspectivas de Derek Parfit sobre a identidade pessoal, a chamada “ética populacional” e a objectividade da própria ética.
Entre cada estação, alguns dias após cada seminário, iremos parar em vários apeadeiros para realizarmos um diálogo socrático sobre o que nos foi apresentado.
Assim ao longo de 8 sessões (4 teóricas e 4 práticas) seremos apresentados a algumas das suas ideias mais importantes (teoria) que depois serão aprofundadas e exploradas em diálogos socráticos entre os participantes (prática).
Esta será uma oportunidade única de conhecer algumas das ideias mais desafiantes da história da filosofia contemporânea e de treinar o pensamento crítico e a argumentação envolvendo-se de forma imersiva e direta nos problemas levantados por estes pensadores.
Partida – Uma Leitura da Filosofia Cotemporânea, com Sofia Miguens
1ª Estação – Seminário Immanuel Kant, com Tiago Sousa
Apeadeiro – Diálogo Immanuel Kant
Segunda Estação – Seminário Ludwig Wittgenstein, com Tomás Magalhães Carneiro
Apeadeiro – Diálogo Ludwig Wittgenstein
Terceira Estação – Seminário Derek Parfit, com Pedro Galvão
Apeadeiro – Diálogo Derek Parfit
Quarta Estação– Seminário Bernard Williams, com Susana Cadilha
Apeadeiro – Diálogo Bernard Williams
Professores
Tiago Sousa prepara o doutoramento em Filosofia da Música com bolsa FCT e é professor assistente convidado de Estética na Universidade do Minho. Tem a Licenciatura e Mestrado em música pela mesma universidade. É também licenciando em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto. Foi um dos fundadores do Clube Filosófico do Porto e na Academia do Diálogo é o nosso professor de Filosofia da Arte e moderador de diálogos filosóficos.
Pedro Galvão é filósofo e professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ensina Ética e Filosofia Moderna. É autor de vários livros e co. Entre os seus livros, incluem-se Ética com Razões (2015) e o romance de fantasia filosófica A Última Vida de Sir David (2020). Na Academia do Diálogo participou no diálogo “O que é a morte?“.
Susana Cadilha é licenciada e doutorada pela FLUP. É investigadora de pós-doutoramento no IFILNOVA-FCSH, onde dá aulas de Ética e Ética Aplicada. Nessa instituição é, ainda, coordenadora do EpLab, o laboratório de ética e filosofia política do IFILNOVA. Na Academia do Diálogo é a nossa professora do curso de Introdução à Ética.
Livro recomendado: Uma Leitura da Filosofia Contemporânea, Sofia Miguens (ed.70)
Compre este livro na Amazon e ajude o nosso projeto.