Current Status
Não Inscrito
Price
45€
Get Started

Inscreva-se para participar nas sessões deste curso via Zoom

4, 7, 11 e 14 de Julho (21h30 – 23h00)

O Estoicismo é uma corrente filosófica tão citada quanto mal compreendida. Reduzir o Estoicismo a algumas frases e máximas é manifestamente insuficiente. Com a ajuda do professor David Erlich iremos procurar conhecer um pouco melhor as raízes e as ideias principais desta corrente filosófica e terminaremos com uma sessão de diálogo socrático sobre a pertinência e o lugar do Estoicismo hoje.

Sessão 1 – Zenão de Cítio, o professor do pórtico pintado. As raízes do estoicismo – Sócrates, cínicos e Aristóteles.

Sessão 2- Entre a virtude, a serenidade e a felicidade – os princípios gerais do Estoicismo.

Sessão 3- Um dramaturgo, um escravo e um imperador entram num bar… o estoicismo tardio nos escritos de Séneca, Epicteto e Marco Aurélio.

Sessão 4- Estoicismo hoje – Diálogo Socrático entre todos os participantes com a moderação de Tomás Magalhães Carneiro

Certificado de Participação no final do curso.

 

Vídeo de Apresentação do Curso

 

 

David Erlich é licenciado em Ciência Política com minor em Filosofia, Mestre em Filosofia e Mestre em Ensino de Filosofia, cuja classificação final o incluiu no Quadro de Mérito da NOVA FCSH, em que cursa atualmente o Doutoramento em Filosofia, na variante de História da Filosofia. É o mais jovem professor de Filosofia do país, em contratação inicial pelo Ministério da Educação. Trabalha na Escola Secundária Dom Manuel Martins e no Colégio Integrado Monte Maior. Participou, em 2019, na conferência Wonder, Education and Human Flourishing, organizado pela Universidade Livre de Amesterdão, tendo o seu artigo sido selecionado para a respetiva publicação académica. Recentemente, foi convidado a dialogar sobre Filosofia e Educação nos programas Maus Exemplos (Rádio Radar), Bloco de Notas (Antena 1), Photomaton (RTP 1), A Minha Geração (RTP 3) e Sociedade Civil (RTP 2). Mantém o canal de YouTube “A Tua Filosofia“.

 

Conteúdo do Curso