Cinema e Filosofia: de que são feitos os heróis?
com Carlos Café
Inscreva-se para ter acesso às gravações deste curso. Certificado no Final.
Resumo do curso
O cinema, na sua insuperável capacidade de suscitar no espetador a identificação com o “herói”, permite-nos colocarmo-nos na “pele” das personagens e refletir filosoficamente sobre os grandes problemas filosóficos, funcionando o filme como um laboratório virtual.
Sessão 1: O cinema e os heróis: análise de alguns filmes à luz das teorias éticas deontológicas e utilitaristas.
Sessão 2: Realidade e ilusão: será que estou a sonhar?
Sessão 3: Os filósofos na cadeira de realizador: que filmes fariam?
Sessão de Apresentação dos cursos “Cinema e Filosofia” e “Feminismo”
Carlos Café
Nasceu em Valverde, concelho de Évora. É professor na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Licenciou-se pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e concluiu o Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a dissertação intitulada O Pensamento Ecológico de Alberto Caeiro.
Foi bolseiro do Ministério da Educação e duas obras publicadas: Entre o Prazer e o Dever — Variações em torno da moral Kantiana e Eles não sabem que eu sonho — Um jovem poeta no país da ciência.
É formador certificado em várias áreas da Filosofia e da Didática pelo Conselho Científico- Pedagógico da Formação Contínua.
Na área do cinema, frequentou uma workshop de escrita de guião para cinema orientada pelo realizador António-Pedro de Vasconcelos.
Proferiu palestras sobre Filosofia e Cinema no 8º Encontro Nacional de Professores de Filosofia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Filosofia, na Universidade de Évora e no Colóquio Internacional Ensinar/Aprender Filosofia num mundo em rede, organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.