Clube Filosófico do Porto (desde 2008) e Academia do Diálogo (desde 2020).

A nossa missão:

  • Devolver a Filosofia e o Pensamento Crítico à cidade.
  • Promover o Diálogo como um exercício de cidadania.
  • Desenvolver o Pensamento Crítico e a Argumentação
  • Combater através da razão o radicalismo e a polarização.
  • Cultivar o bom senso, o equilíbrio e a moderação.
  • Conhecer o pensamento dos Grandes Filósofos
  • Embrenhar-se activamente nos seus problemas.
  • Pensar como um exercício social e colaborativo.

Tomás Magalhães Carneiro, nasceu em Évora em 1977 mas vive no Porto desde 1978. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é professor de Filosofia com Crianças, formador nas áreas do Pensamento Crítico e do Diálogo em Aula e é um dos fundadores do Clube Filosófico do Porto onde modera sessões de Café Filosófico e outros eventos dedicados à divulgação da Filosofia na Cidade. Na Academia do Diálogo lecciona os cursos de “Pensamento Crítico e Argumentação”, de “Filosofia com Crianças” e é moderador de vários diálogos filosóficos.

Tiago Sousa prepara o doutoramento em Filosofia da Música com bolsa FCT e é professor assistente convidado de Estética na Universidade do Minho. Tem a Licenciatura e Mestrado em música pela mesma universidade. É também licenciando em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto. Foi um dos fundadores do Clube Filosófico do Porto e na Academia do Diálogo é o nosso professor de Filosofia da Arte e moderador de diálogos filosóficos.

Domingos Faria é investigador de pós-doutoramento (FCT Junior Researcher) no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Grupo LanCog). As suas principais áreas de investigação são Epistemologia e Filosofia da Religião. Realizou o Doutoramento em Filosofia pela Universidade de Lisboa (2017). Na Academia do Diálogo é responsável pelos Diálogos “Deus e a Filosofia”.

Luís Veríssimo é licenciado em Filosofia – Ramo Educacional pela FLUP e Doutorado em Filosofia pela mesma instituição. Professor, formador e autor de manuais escolares de filosofia. Na Academia do Diálogo é o nosso professor de Lógica. (imagem: mail – luisverissimo)

Susana Cadilha é licenciada e doutorada pela FLUP. É investigadora de pós-doutoramento no IFILNOVA-FCSH, onde dá aulas de Ética e Ética Aplicada. Nessa instituição é, ainda, coordenadora do EpLab, o laboratório de ética e filosofia política do IFILNOVA. Na Academia do Diálogo é a nossa professora de Ética. (foto no mail)

Rolando Almeida é professor de filosofia do ensino secundário, autor do blog “Filosofia no Ensino Secundário” desde 2006, fez trabalhos como manuais escolares, colaborou na revista de filosofia Crítica assim como na revisão de diversos livros de filosofia. É formador de professores certificado e deu a cara para o recente projeto Telensino exibido na RTP. Natural de Castelo de Paiva reside há duas décadas na ilha da Madeira onde ensina na Escola Secundária Jaime Moniz. Na Academia do Diálogo é professor do curso de Filosofia do Conhecimento.

Aires Almeida, Mestre em Filosofia pela UL e professor do ensino secundário. Co-autor, juntamente com Desidério Murcho, de Janelas Para a Filosofia (Gradiva, 2014) e autor de A Definição de Arte: O Essencial (Plátano, 2019) e de O Valor Cognitivo da Arte (CFUL, 2010). É membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Filosofia e dirige a colecção Filosofia Aberta, na editora Gradiva.

Tomás Vieira Silva, licenciado em Filosofia e Ciência Política pela Universidade de York (no Reino Unido), frequenta o Mestrado em Ciência Política, com especialização em Teoria Política, na Universidade de Amesterdão. Frequentou o Mestrado em Gestão na Católica Porto Business School, e colaborou com o grupo de investigação ‘Ética, Economia e Sociedade’ na mesma Universidade. Na Academia do Diálogo é o nosso professor de Filosofia Política.

Daniele Santana é licenciada em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Pedagogia e Psicopedagogia. Há 15 anos trabalha com educação em escolas regulares e bilingues, adminsitração escolar, formação de educadores, e atualmente desenvolve projetos de filosofia com crianças em São Paulo. Cria um filho sozinha e, entre trabalhos e brincadeiras, pesquisa temas relacionados com a infância, feminismo, filosofia, educação e as relações entre estes. Entende que estar no mundo é um ato político. Na Academia do Diálogo é a nossa professora na área dos estudos Feministas.

Livraria Flâneur. Esta é a livraria mais simpática do Porto. A Cátia e o Arnaldo são nossos amigos e nos últimos domingos de cada mês emprestam-nos o seu bonito espaço para um dos nossos Cafés Filosóficos. Colaboram com a Academia do Diálogo oferecendo os portes de envio aos livros que recomendamos nos nossos Diálogos e Cursos.